Pesquisar no Python Iniciantes

terça-feira, 31 de julho de 2012

Exercícios #29 (Estrutura de Decisão)

Boa noite galera!

O 13° exercício diz assim:
Faça um Programa que leia um número e exiba o dia correspondente da semana. (1-Domingo, 2- Segunda, etc.), se digitar outro valor deve aparecer valor inválido".

Este exercícios é muito mais fácil de implementar que o da aula passada, vou faze-lo de duas maneiras uma mais complexa usando dicionário e o for(para) e uma de fácil entendimento usando  if, elif, else...  vamos aos códigos:

# -*- coding: latin-1 -*- '''Programa dia da semana: Entre com um numero de 1 a 7 sendo que cada numero representa um dia da semana, caso seja digitado algo diferente mostre uma mensagem de erro. ''' dia_semana = int(input('Digite um número de (1 a 7): ')) def verificadia_semana(dia_semana): dicionario_dia_semana = {1: 'segunda', 2: 'terça', 3: 'quarta', 4: 'quinta', 5: 'sexta', 6: 'sabado', 7: 'domingo'} for dia in dicionario_dia_semana.keys(): if dia_semana == dia: print('->',dicionario_dia_semana[dia].capitalize()) break else: print('Dia não encontrando') verificadia_semana(dia_semana)
# -*- coding: latin-1 -*- '''Programa dia da semana: Entre com um numero de 1 a 7 sendo que cada numero representa um dia da semana, caso seja digitado algo diferente mostre uma mensagem de erro. ''' dia_semana = int(input('Digite um número de (1 a 7): ')) if dia_semana == 1: print('-> Segunda') elif dia_semana == 2: print('-> Terça') elif dia_semana == 3: print('-> Quarta') elif dia_semana == 4: print('-> Quinta') elif dia_semana == 5: print('-> Sexta') elif dia_semana == 6: print('-> Sabado') elif dia_semana == 7: print('-> Domingo') else: print('Dia não encontrado.')
Bom no PRIMEIRO código entramos com o valor de dia_semana após temos uma função chamada verificadia_semana() que recebe como parâmetro dia_semana, criei um dicionário simples contendo chaves como números inteiros de 1 a 7 e seus respectivos valores com os dias da semana, fiz um for(para) verificando as keys do dicionario (passando por cada uma) e dentro do for um if para comparar o dia_semana digitado pelo usuário com as keys do dicionario_dia_semana, if(se) dia_semana for igual a dia que é uma das keys do dicionário(1,2,3,4,5,6,7) vai "printar" na tela dicionario_dia_semana[dia] que é o valor da respectiva key('segunda', 'terça'...) em capitalize() que é com o primeira letra do nome em maiúsculo, caso o dia_semana digitado pelo usuário for diferente de 1 a 7 (else) "printa" Dia não encontrado. E na última linha instanciamos a função verifica_semana com a variável dia_semana para podermos fazer a comparação dentro da mesma.

Já o SEGUNDO código é mais conhecido por vocês. A primeira linha do código é igual a do primeiro exemplo, que é a variável dia_semana armazenando a entrada do usuário, após temos o if com a primeira comparação: se o valor digitado pelo usuário for igual a 1 "printa" na tela -> Segunda, depois os elifs(senão se) que comparam os respectivos valores de 2 a 7 e mostram seus respectivos dias da semana e no fim o else(senão) caso o valor digitado pelo usuário seja diferente de 1 a 7. É isso, dúvidas, sugestões, modificações ou criações de diferentes formas e etc. postem aqui para podermos discutir melhor. tentem modificar os códigos pois só assim vocês conseguirão aprender. Até a próxima.


3 comentários: