Pesquisar no Python Iniciantes

terça-feira, 31 de julho de 2012

Aplicação Gráfica #1 (Tkinter)

Boa noite galera!

Venho postar a nossa primeira aplicação gráfica usando uma GUI(Graphics User Interface) Interface gráfica chamada Tkinter, iremos fazer um simples exemplo mostrando o famoso "Hello World" após clicarmos em um botão.

Vamos ao código e após a explicação de cada linha do programa:

# -*- coding: latin-1 -*- import Tkinter root = Tkinter.Tk() def helloCallBack(): print 'oi' b = Tkinter.Button(root, text ="Hello", command = helloCallBack) b.pack() root.mainloop()
O primeiro passo como vemos no código é a importação da biblioteca Tkinter que contém os módulos com os quais vamos trabalhar. Após instanciamos e guardamos em root a classe Tk que está no módulo Tkinter "Tkinter.Tk()". Então criamos uma função chamada hellonaTela que vai apenas printar "Hello World" no console, não será na tela de fato onde encontra o botão, preste atenção nisso. Após instanciamos um botão usando Tkinter.Button que tem os seguintes "parâmetros" root que como vimos é a instancia da classe Tk(), text="Hello" que é o nome que aparecerá no botão e o command = helloTela que será acionado quando clicarmos no botão (chamando a função helloTela), essa instancia vai ser armazenada na variável b. No fim temos b.pack que é mais ou menos como "colocar o botão na tela" e o root.mainloop() para o programa ficar executando sem termino. Pessoal é isso, se tiverem dúvidas, sugestões... comentem ou mandem emails que responderei, até a próxima.


0 comentários:

Postar um comentário